Preparo do solo
Preparo do solo
O preparo de solo é uma das etapas mais importantes na produção agrícola. Isso porque preparar a terra é um meio de trabalhá-la para que tenha as melhores condições para o plantio, dispondo de características físicas e químicas propícias ao desenvolvimento da cultura.
Consiste no conjunto de operações mecânicas que antecede a semeadura do feijão e tem por principal objetivo alterar alguns dos atributos físicos do solo deixando-o em condições de receber as sementes e favorecer o crescimento inicial das plantas.
Para isso, diversos
procedimentos podem se fazer necessários, tal como revolver o solo ou realizar
algum tipo de adubação, por exemplo. O objetivo é ajustar o ecossistema para
que a atividade alcance os melhores resultados na safra e ao longo do tempo.
Alguns desses procedimentos são:
Aração:
Entre as operações agrícolas com denominação geral de preparo periódico do solo, a aração é a mais antiga e comumente realizada. Ela provoca a aeração das camadas, permitindo maior introdução de oxigênio e expulsão de gás carbônico, o que facilita os processos químicos e biológicos da oxigenação, como uma verdadeira respiração do solo.
Na aração, a parte orgânica do solo é transportada para baixo e a parte mineral para cima. Bactérias introduzidas de nitrogênio nitrante - nitritos e nitratos fazem o giro de nitrogênio molecular.
Adubação:
A adubação é a prática agrícola de repor os nutrientes do solo, e é fundamental para garantir a qualidade das plantas. Através dos fertilizantes ou adubos, as culturas são nutridas com as substâncias essenciais para terem um crescimento satisfatório, o que impacta diretamente na sua produção e nos seus lucros.o de adubação, por exemplo.
Adubação mineral (ou inorgânica):
Vem principalmente do refino de petróleo e da extração mineral, por isso ela é composta de elementos como cloretos, carbonatos e fosfatos. Aplicar essa adubação ajuda solos que estão com baixa fertilidade a se prepararem para receber o cultivo das plantações.
Adubação orgânica:
Adubos Orgânicos são adubos obtidos por meio de matéria de origem vegetal ou animal, como esterco, farinhas, bagaços, cascas e restos de vegetais, decompostos ou ainda em estágio de decomposição. Esses materiais sofrem decomposição e podem ser produzidos pelo homem por meio da compostagem.
Irrigação/Drenagem:
Irrigação é um método artificial de aplicação de água na agricultura, cujo principal objetivo é viabilizar os cultivos nos locais onde a escassez de água limita a atividade agrícola.
Outras vezes, ao contrário, precisamos retirar a água em excesso, construindo valas ou canais de drenagem.
A drenagem do solo remove o excesso de água e melhora as condições para o desenvolvimento das plantas. A técnica pode ser realizada de duas formas: superficial e subterrânea. Existem muitos benefícios na drenagem do solo. Novas áreas para a agricultura podem ser incorporadas e a salinidade do solo pode ser controlada.
Fonte: Blog | Broto: Seu Jeito Digital de Fazer Agro!
Macronutrientes:
São nutrientes que as plantas requerem em grandes
quantidades.
Exemplos:
N
= Nitrogênio - N² = N≡N = nitrogênio molecular
P = Fósforo - PO4 - Fosfato
K
= Potássio
Micronutrientes:
Exemplos:
Cu = cobre
Mg
= maganês
Zn = zinco
Mn
= manganês
B = boro
Comentários
Postar um comentário