Atmosfera

Atmosfera

    Atmosfera, camada gasosa que envolve a Terra, é composta por gases como oxigênio, hidrogênio e gás carbônico. É dividida em camadas e garante a sobrevivência no planeta. O planeta Terra é envolto por uma camada gasosa conhecida como atmosfera terrestre.

    A proteção do nosso planeta contra elementos externos e as condições necessárias para a manutenção de todas as formas de vida, como a filtragem da radiação solar e a regulação térmica, são garantidas pela presença da atmosfera.

  • αtμós (àtmós) = vapor ↘
                                                             → Parte da esfera que contém vapor de água
  • σφαipα                           ↗

Envelope de gás protetor de rochas (meteoritos).


Fonte: Brail Escola


Camadas da Atmosfera

Troposfera:

troposfera é a camada atmosférica mais baixa, onde vivem e respiram os seres vivos. Se estende desde a superfície terrestre até uma altitude variável entre 8 km (nos polos) a 20 km (no Equador). A temperatura diminui com a altitude.

Estratosfera:

É a segunda maior camada atmosférica do planeta e é onde se encontra a camada de ozônio. Na estratosfera, a temperatura constante na porção inicial (se estende até mais ou menos 50 km acima do solo), vai aumentando gradualmente até o topo da camada. Isso se deve à absorção da radiação ultravioleta pelo ozônio.

Mesosfera:

A temperatura decresce com a altitude novamente nessa faixa, chegando a atingir -90 ºC, por isso é considerada a camada mais fria da atmosfera. A mesosfera atinge até cerca de 80 km.

Termosfera:

Essa camada absorve ondas curtas de radiação solar que fazem com que as temperaturas sejam elevadas. A termosfera não tem um limite superior bem delimitado e é a camada mais extensa da atmosfera.

Exosfera:

Na exosfera, acima de 500 km, o movimento dos íons é condicionado pelos campos magnéticos da Terra, sendo essa região chamada de Magnetosfera. Trata-se da última camada da atmosfera terrestre e antecede o espaço sideral.


Fonte: Mundo Educação- UOL




Fonte: GoConqr


Fonte: FaceBook


Fonte: Pinterest


Raios Solares:

    Raios solares são ondas eletromagnéticas que se movimentam pelo espaço em velocidades semelhantes à da luz. De modo geral, eles se dividem em radiação infravermelha, ultravioleta, de radiofrequência, luz visível, raio gama e raio-x. Alguns tipos de raios solares podem ser prejudiciais à saúde humana.

    Na estratosfera, o ozônio é formado quando a radiação ultravioleta, de origem solar, interage com a molécula de oxigênio, quebrando-o em dois átomos de oxigênio (O). O átomo de oxigênio liberado une-se a uma molécula de oxigênio (O2), formando assim o ozônio (O3).


Fontes: Brainly



Fonte: Blog da Geografia

Fonte: Centro Ozonioterapia


Fonte: Revista Saúde

Cores do Arco-Íris

    As cores do arco-íris fazem parte do espectro de luz visível. São elas: vermelha, laranja, amarela, verde, azul, anil e violeta. Quanto maior for o comprimento de onda, menor é a frequência de oscilação, e menor é o índice de refração da luz.

    infravermelho coincide com a faixa de energia necessária para fazer vibrar, ou seja, isto é, movimentar os átomos uns em relação a outros de uma substância sem provocar uma reação. Já a radiação ultravioleta é a radiação mais energética da luz solar, possuindo grande poder de penetração na pele.



Fonte: Mundo Educação- UOL



Fonte: ?


Fonte: Instituto Newton C. Braga






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Ciência?

Formas e Estruturas do Planeta Terra

Tipos de Solo