Composição do Solo

 Composição do Solo

    Os solos se desenvolvem por meio do intemperismo das rochas. Eles são formados por minerais, matéria orgânica, ar e água e são importantes para o equilíbrio do meio ambiente. Para um solo saudável, devemos ter:

Mineral: 45%

H2O: 25%

Ar: 25%  (78% de N2; 21% de O2 e outros)

Matéria orgânica: 5%


Fonte: CETESB



Fonte: www.geoportalufjf.com


Fonte: SlidePlayer

      A parte mineral é aquela que se originou da desagregação das rochas (principalmente quartzo e feldspato). 

    A parte orgânica é formada por restos de plantas (folhas, galhos, frutos), de animais (ossos, tecidos, fezes) ou de outros seres vivos (bactérias, fungos) em diferentes estágios de decomposição.


Manejo e Preparo do Solo

    O preparo de solo é uma das etapas mais importantes na produção agrícola. Isso porque preparar a terra é um meio de trabalhá-la para que tenha as melhores condições para o plantio, dispondo de características físicas e químicas propícias ao desenvolvimento da cultura.

    Para isso, diversos procedimentos podem se fazer necessários, tal como revolver o solo ou realizar algum tipo de adubação, por exemplo. O objetivo é ajustar o ecossistema para que a atividade alcance os melhores resultados na safra e ao longo do tempo.

    Para tornar um solo saudável, temos que realizar alguns processos, entre eles:  adubação (orgânica ou inorgânica); aração (revolver o solo); calagem (adição de CaCO3); drenagem (retirada da água em excesso) e irrigação.

    Ou seja, se tivermos um solo com 50% de H2O, por exemplo, devemos realizar o processo de drenagem. Já se tivermos um solo com 2% de matéria orgânica, devemos realizar um processo de adubação verde.



Fonte: CHBAGRO


Fonte: Nutrição de safras


Fonte: AgroPós


Fonte: YouTube, canal AgroRural no campo


Fonte: YouTube, canal Embrapa














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Ciência?

Formas e Estruturas do Planeta Terra

Tipos de Solo