Ciclo Petrogênico

 Ciclo Petrogênico

    Ciclo petrogênico ou ciclo das rochas é o processo de transformação das rochas, ou seja, o que é necessário para que uma rocha magmática se torne sedimentar, uma rocha metamórfica se torne magmática, etc. 

    Para que uma rocha  magmática seja formada é necessário o resfriamento do magma. Depois, a rocha magmática sofre intemperismo, virando sedimentos, e portanto, depois de passar pela compactação e cimentação, vira uma rocha sedimentar. A rocha sedimentar, após passar pelo metamorfismo (calor, pressão e fluidos) acaba virando uma rocha metamórfica. E então, depois de ser derretida junto a outras substâncias, a rocha metamórfica vira magma e se repete o processo.

    Mas o ciclo das rochas não acontece somente assim, acontecendo o resfriamento do magma, o intemperismo e o metamorfismo é possível ocorrer em qualquer ordem. Por exemplo: o magma resfria e forma uma rocha magmática, ela sofre metamorfismo e vira uma rocha metamórfica, depois a rocha metamórfica sofre intemperismo e vira sedimentar... E assim, temos vários modos que ocorrem o ciclo das rochas.

    O ciclo das rochas é dividido em diversas etapas:

1. Magma: o estágio inicial do ciclo das rochas começa no interior da terra, quando o magma (rocha fundida ou lava), massa pastosa mineral, é expelido por uma atividade vulcânica. Com altas temperaturas, no momento em que chega a superfície, o magma sofre um resfriamento.

2. Resfriamento (solidificação das rochas): com o resfriamento do magma, ocorre a cristalização dessa massa mineral, o que dá origem às rochas magmáticas (ou ígneas).

3. Intemperismo: processo natural resultante do desgaste do relevo, a erosão pode ocorrer pela força da água e do vento.

4. Sedimentação e compactação: após o processo de erosão, diversas camadas de sedimentos são depositadas nas camadas mais baixas (bacias sedimentares), levando ao processo de formação das rochas sedimentares.

5. Enterro Tectônico e Metamorfismo: Com o passar do tempo, as rochas sedimentares vão sendo enterradas e sofrendo processos químicos e físicos por meio da temperatura e pressão, o que transforma sua composição originando as rochas metamórficas.

6. Fusão (derretimento): mesmo com essa transformação, a temperatura continua agindo em sua superfície, e assim resulta na fusão do magma, que a transforma novamente em rocha ígnea. Após milhões de anos, o ciclo se reinicia.


Fonte: Toda Matéria


Fonte: TudoGeo


Fonte: Pinterest


Fonte: YouTube, canal Prof. Silvester Geografia


Fonte: YouTube, canal geo ilustrada










 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Preparo do solo

Metamorfismos

História do Método