O que tem no interior da Terra?

 O QUE TEM NO INTERIOR DA TERRA?


Para sabermos o que tem no interior da Terra podemos:

-Construir um poço

É a obra de captação de água subterrânea, feita por meio de escavação ou com o emprego de perfuratriz em um furo vertical. De maneira geral, os poços artesianos podem ter uma profundidade de 20 a 2.000 metros, embora raramente não ultrapasse os 600 metros.


Fonte: Universidade Online de Viçosa


Fonte: iStock

-Construir uma mina

É uma cavidade aberta no solo para a extração de recursos naturais, como minerais, gás, petróleo, ouro ou carvão. A profundidade de uma mina é em média 260 metros.


Fonte: Guia de Destinos- Melhores Destinos


Fonte: Turismo Ouro Preto






-Perfurações petrolíferas

A perfuração do poço é realizada através de uma sonda de perfuração e, durante este processo, utiliza-se ferramentas especiais, juntamente com um fluido, denominado fluido de perfuração ou ainda lama de perfuração. A profundidade varia de 2.000 a 4.000 metros, mas podendo chegar a 10.000 metros em casos extremos.



Fonte: Wikipédia


Fonte: IQTmais



-Erosão de montanhas

São originadas pelo desgaste das rochas que constituem o relevo da área em questãoQuando a ação humana retira parte da vegetação, a erosão vem com mais força, levando parte da margem para dentro do rio, acumulando sedimentos no seu leito. O assoreamento pode causar a seca de vários cursos d'água, pois reduz a profundidade e, com o passar dos anos, causa a perda da biodiversidade aquática.


Fonte: Brasil Escola UOL


Fonte: PixaBay



-Ondas sísmicas de terremotos

O terremoto provoca o surgimento de ondas sísmicas, que se propagam em todas as direções. As ondas sísmicas são ondas de natureza mecânica, propagam-se na Terra por consequência de um sismo ou explosão. São vibrações que se transmitem devido a uma liberação de energia de um ponto específico que é chamado de foco sísmico.



Fonte: FaceBook


Fonte: UFES




-Explosões controladas

O fogo diário e a maioria das explosões controladas são exemplos de deflagração, ou seja, queima radialmente para fora e requer combustível para se espalhar. Se não houver combustível, o fogo simplesmente se extingue. Ela ajuda-nos a descobrir o que há no interior da Terra entre outros.


-Erupções vulcânicas

A erupção vulcânica é um fenómeno da Natureza, geralmente associado à expulsão do magma de regiões profundas da Terra para a superfície do planeta.  O acúmulo da pressão provocado pela movimentação das placas provoca a descarga de energia e, consequentemente, a erupção vulcânica.


Fonte: Mundo Educação UOL

Fonte: InfoEscola



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Preparo do solo

Metamorfismos

História do Método